(Resenha): Susy e as Águas-vivas

Suzy e as Águas-vivas
Autor: Ali Benjamin
Nota: ★★★★★
Editora: Verus
Páginas: 223



“Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.
Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava.
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.”

Oii gente! O livro de hoje mexeu comigo de muitas maneiras, eu já apaguei isso aqui umas trezentas vezes, já pensei até em não falar sobre, mas estou tentando mais uma vez. Esse livro fala sobre perdas e como as pessoas reagem de formas diferentes diante delas, cada um tende a lidar com essa dor de forma distinta e temos que respeitar acima de tudo. Assim como a protagonista eu também perdi uma grande amiga este ano, tão jovem quanto e cheia de vida. Marcela, sei que está no melhor lugar que existe e saiba que durante toda a leitura desse livro lindo e da escrita dessa resenha eu pensei em você.

Susy e as Águas-vivas nos conta a história de uma menina de 12 anos, que está vivendo um período extremamente doloroso e justamente em uma fase da vida onde as coisas ganham dimensões enormes. Susy recebeu de sua mãe a notícia que sua melhor amiga havia se afogado durante as férias e que infelizmente Franny não havia suportado, sua amiga estava morta, e junto com ela havia partido também grande parte de Susy.


Nada mais fazia sentido em sua vida, Suzy não teve a oportunidade de se despedir de Franny, ela não conseguiu pedir perdão. A última vez em que as duas se viram não foi nada agradável, a amizade estava enfraquecida, e não tinha um grande culpado. Eram apenas pré-adolescentes enfrentando o desafio de crescer e aprender a separar as coisas.



Agora não restava mais esperanças, tudo estava acabado em um fim trágico, nem tudo na vida termina da forma que sonhamos. Mas Susy ainda não compreende esses fatos dilacerantes, a sua amiga sabia nadar como ninguém e era impossível ter morrido afogada, ela simplesmente não poderia aceitar essa sentença.

É quando Susy embarca em uma teoria em que acredita fielmente que sua amiga havia sido picada por uma espécie mortal de água-viva. Ela agora se empenha de todas as formas para provar que isso é o que realmente aconteceu, pesquisas extensas e ideias de fugas para se encontrar com especialistas. Isso tudo ocorre enquanto Susy vive seu momento de não-aceitação, a menina simplesmente havia parado de falar.

Seus pais, que eram separados mas mantinham uma amizade calorosa, não conseguiam pensar mais em como ajuda-la. Na escola a garota agora era motivo de piada. Ela havia se trancado, não tinha mais vontade de viver intensamente e chegou à conclusão de que não deveria mais falar coisas só por falar. Mas Susy não esperava que havia sim continuação, e que sua vida ainda lhe proporcionaria muitas coisas boas.



O livro é extremamente lindo, a história é encantadora e nossa protagonista vai com certeza te encantar. Susy é uma pré-adolescente diferente e extremamente inteligente, o que fará com que a leitura em primeira pessoa seja agradabilíssima e cheia de emoção. Uma leitura fluida, dinâmica e original, cheia de ensinamentos enriquecedores. Os personagens são intensamente agregadores, o que forma de maneira geral o conteúdo fantástico desse livro.

Uma história que irá te tocar e te cativar, transbordando sensibilidade e grandes significados, super recomendo a leitura.


Beijos. 




Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Oi! Primeiramente, sinto muito pela sua perda e, com toda certeza, sua amiga está em um lugar muito melhor. Sobre a resenha, esse tipo de livro sempre é muito tocante, pois todo mundo já teve alguma perda na vida, o que nos deixa sensibilizados. O mais complicado para a personagem da história é a idade, essa fase em que tudo é motivo de briga e revolta, em que maximizamos os problemas como se tudo fosse o fim do mundo. Achei o livro super lindo e emocionante só de ler a sinopse e adorei sua resenha. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que essa foi uma leitura marcante nesse momento para você, né? Sinto muito por sua perda, não consigo imaginar o que você está sentindo, pois nunca passei por nada parecido. :(
    Sobre a trama, realmente parece ser muito envolvente e tem uma história linda. Estou curiosa para saber o que acontece no final.
    Coloquei nos desejados o livro!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee Cinthia ^^
    Já gostei da Suzy ♥ fiquei encantada com a capa deste livro quando o vi no catálogo da editora pela primeira vez, e a sinopse também me chamou a atenção, por ser um tanto parecida com a de outros livros que eu li e gostei. Fico feliz em saber que o livro é tão lindo quanto aparenta, parece ser mesmo muito tocante. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Nunca perdi ninguém, mas já li livros o suficiente para saber que deve ser algo doloroso e difícil de superar. Sinto muito por sua amiga :(
    Já vi muitas pessoas comentado sobre esse livro, mas nunca me interessei em procurar saber sobre o que se tratava. Fiquei bem intrigada com a história e gostaria de saber como Suzy irá lidar com tudo isso.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou curiosa com relação a esse livro desde o lançamento, pois sua premissa me fascina. A Suzy parece estar muito perdida, mas, ainda assim, ter o apoio dos pais, mesmo que eles não saibam o que fazer.
    Espero me surpreender com o que a Suzy fará para lidar com tudo o que tem passado e gostar da leitura tanto quanto você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tirando o fato da água viva, o resto do enredo parece ser muito bom. E difícil colocar no papel sentimentos que mexeram com a gente, ainda mais quando se trata da perda de pessoas tão queridas e especiais.
    Eu não conhecia o livro, por isso vou anotar sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou encantada com a premissa desse livro. Ainda não o conhecia, mas já me encantei com a capa. Assim que comecei a ler a resenha, já me interessei por ele.
    É realmente difícil lidar com a perda, ainda mais quando a passamos para o papel. Parece que se torna ainda mais real. Não sei.
    Vou anotar a dica e me arriscar com esse livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oie,

    Esse livro é muito fofo e fiquei encantada com a motivação da Suzy após a morte de sua melhor amiga. Há vida trata de um jeito em tudo mesmo, e com a Suzy nao foi diferente. Ela deu a volta por cima e provou, que com pouca idade poderia mudar a ciência.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Amanda Melo

    ResponderExcluir
  9. Ola.
    Primeiramente, sinto muito pela perda da sua amiga.
    Bom, sobre o livro.. Tenho um fraco enorme por histórias fortes e que com grandes cargas emocionais, entao já sabia que iria desejar este livro quando comecei a ler a resenha.
    O fato de abordar a perda e o luto ainda na pré-adolescência me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Sinto muito pela sua amiga.
    A leitura de alguma forma deve ter sido dolorosa para você.
    Achei muito interessante a premissa do livro, mas sou coração mole, não sei se conseguiria ler por muito tempo sem me acabar em lágrimas.

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...